Foursquare anuncia novo posicionamento
André Coimbra Bela
O popular aplicativo de check-ins Foursquare vai passar por uma reformulação no seu visual e nas suas funções. O serviço já começou a enviar e-mails aos seus usuários informando sobre a continuidade das suas alterações internas, que começaram há alguns meses com a divisão do serviço em dois apps, o Swarm (para check-ins) e o próprio Foursquare (para recomendações).
“Todo mundo explora o mundo de forma diferente — guiados por seus próprios sabores únicos, seus amigos, e as pessoas em quem confiam. A busca local nunca foi boa nisso. Não entende você, e, como resultado, todos recebem o mesmo um-tamanho-cabe-em-todos resultado. Por que duas pessoas totalmente diferentes devem obter as mesmas recomendações quando visitam Paris? Ou a mesma lista de lugares quando estão à procura de um bar? Estamos prestes a mudar isso” escreveu a rede social na mensagem que já está sendo enviada aos seus usuários.
“Em algumas semanas, estaremos lançando uma nova versão do Foursquare. O novo Foursquare é tudo sobre você. Diga-nos o que você gosta, e nós vamos estar à procura de ótimos lugares que correspondem ao seu gosto, onde você estiver”.
Com um novo logo e um visual mais limpo, o Foursquare passará a ser um serviço focado nas recomendações, que serão adequadas aos gostos dos usuários, formuladas a partir da experiência de cada um deles com o aplicativo — a partir de dados como preferências, especialistas seguidos no app, e lugares visitados.
A partir da introdução do novo Foursquare aos usuários, os check-ins, que tanto fizeram a fama do serviço, serão possíveis apenas no app Swarn. Os usuários de longa data, no entanto, não precisam temer: seu histórico, fotos e lista de amigos será transferida automaticamente para o Swarm — que, de acordo com a empresa, já está sendo usado por dois terços da sua base de 50 milhões de usuários.
Segundo o Foursquare, este é o começo do futuro da ‘busca local personalizada’.