André Coimbra Bela

Engenheiros do Google lançam o Oppia.

André Coimbra
21

Oppia

 

Lançado recentemente, o Oppia é uma ferramenta que tem como objetivo aperfeiçoar o ensino on-line por meio de atividades interativas, onde o aluno é envolvido em um processo personalizado de aprendizagem de acordo com seu desempenho.

 

Mesmo não sendo um produto oficial do Google, o projeto teve total apoio do Google e foi desenvolvido por seus engenheiros dentro da política dos 20%, onde os funcionários do Google possuem o direito de investir parte do tempo de trabalho em projetos pessoais.

 

Os criadores acreditam que a educação on-line precisa ser muito mais interativa do que apenas ensinar com a exibição de vídeos e leitura de textos. O feedback personalizado de acordo com a interação do aluno faz toda diferença, tornando assim o processo de aprendizagem muito mais eficiente e eficaz.

 

No Oppia, o professor cadastra atividades para os alunos responderem, de acordo com cada resposta, o professor define qual será a sequência no processo, se o aluno segue para uma nova questão ou se aprofunda ainda mais no tema. O objetivo desse feedback é ensinar melhor e de forma personalizada ao invés de exibir apenas as respostas corretas e erradas.

 

Todas as interações dos alunos são registradas e apontadas para que os professores possam aplicar correções e otimizações nas atividades. Por exemplo, se vários alunos estiverem dando respostas e a atividade não estiver apresentando um resultado satisfatório, o professor pode criar um novo caminho interativo para a atividade.

 

Entre os diversos recursos, o Oppia conta com um editor de interface gráfica, painel de estatísticas, possibilidade de criação e edição colaborativa de atividades, além de permitir que suas atividades sejam incorporadas em qualquer página web.

 

Um detalhe importante é que as atividades cadastradas podem ser exploradas, copiadas e reutilizadas por outros professores sem a obrigação de gerar créditos ao autor e sem a necessidade de pedir autorização, portanto, pense bem antes de publicar uma atividade interativa no Oppia.

Por se tratar de uma ferramenta de código aberto para quem quiser colaborar com ajustes e correções em novas versões, a expectativa é que ao Oppia apresente melhorias continuas em sua plataforma ao longo do tempo.

 

Conheça melhor o Oppia, acesse www.oppia.org, faça seu cadastro e depois comente logo abaixo o que achou dessa nova ferramenta.

 

Artigo escrito por André Coimbra Bela para o Portal Digaí

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

Saiba [+]

Inscreva-se já

Twitter