André Coimbra Bela

Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta.

André Coimbra
3

O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro.  Esse processo é um exercício de imaginação, de criatividade, de sonho mesmo.

Assim como foi feito na etapa da identificação das vocações e oportunidades locais, quando analisou-se a situação de cada área (econômica, social, político-institucional, cultural, ambiental) para, ao final, considerar todo o conjunto, o mesmo pode ser feito na visão de futuro.

Como estabelecer a visão de futuro?

Podemos começar respondendo questões do tipo: “Como estará organizada nossa economia? Como serão as condições de educação, saúde, trabalho, moradia, transporte, saneamento e limpeza urbana? Como estará o nosso patrimônio cultural? Como estará o nosso meio ambiente? Como estará a consciência das pessoas, seu nível de organização e participação na vida social?”

 

Nesse momento, não é preciso entrar em muitos detalhes. Ainda não é a hora de dizer “o que fazer” ou “como fazer”, mas simplesmente apontar para onde se quer chegar.


Um bom exercício é pedir que todos os membros do Fórum descrevam sua visão de futuro. A partir do que for relatado, o grupo pode ir construindo um pequeno texto, de alguns poucos parágrafos, resumindo sua visão de futuro coletiva.


É muito importante ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pois é ela que vai orientar o Fórum, a despeito das diferenças políticas, sociais, econômicas, religiosas ou de outra natureza, que jamais vão deixar de existir.


Entretanto, acima dessas diferenças, existirá sempre um compromisso comum com o futuro da localidade. A visão de futuro, compartilhada pelo Fórum, é a base da convivência democrática entre as pessoas que o compõem.
Não se trata de pretender eliminar as diferenças e conflitos. Isso não é possível nunca. A democracia não é a eliminação das diferenças e conflitos. A democracia é a descoberta de formas de convivência entre os diferentes. Democracia é negociação, acordo, pacto, tolerância, convívio, compartilhamento.

 

Fonte: Sebrae

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

Saiba [+]

Inscreva-se já

Twitter