André Coimbra Bela

Importância do Planejamento Estratégico.

André Coimbra
6

O planejamento estratégico envolve uma análise do passado, do presente e traça caminhos para serem percorridos a fim de conquistar objetivos no futuro e conseguir se manter no mercado competitivo.

Na realidade, o planejamento estratégico vem trazer para a empresa uma visão do futuro, fazendo com que ela aproveite oportunidades frente às mudanças que ocorrem no mercado competitivo. A intenção é ter em vista uma situação saudável para a empresa no futuro.

É muito mais que a projeção de ações no calendário, é uma necessidade de analisar os negócios e orquestrar as ações para o fortalecimento e crescimento da organização, pois a concorrência e o mercado estão ativos todos os dias, e as empresas precisarão analisar o ambiente em que atuam e traçar seus mapas para que possam pilotar mais rápido em um mercado cada vez mais ágil e complexo.

Pode-se dizer que o processo de planejamento estratégico não é um ritual. Define-se como sendo um processo de gestão que deve ser realizado de forma metódica e sistêmica, iniciando-se imediatamente no momento de maior necessidade. Quando não se tem um plano estratégico para a condução dos negócios, fica difícil de identificar as necessidades e oportunidades para os seus negócios e o tempo que precisarão para iniciar a implementação das medidas necessárias com a devida antecedência. Caso contrário ocorrerá o risco de chegar ao futuro como estão hoje, e se a concorrência permitir.

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor.

Partindo-se da idéia de planejar, temos uma visão de algo que buscamos alcançar adiante, que com o auxílio de algumas ferramentas conseguiremos criar um processo, planos de ações a serem postas em prática em um tempo determinado.

Aliando-se esta idéia com estratégias, iremos conseguir formular planos com ferramentas em potencias, capazes de nos direcionar para um caminho que nos levará a alcançar o objetivo com possibilidades de um êxito maior.

Pode-se dizer que, o planejamento estratégico irá nortear no ponto de vista administrativo, desenvolvendo ações que levarão a organização ao cumprimento de suas metas e objetivos, com auxílio de ferramentas favoráveis, determinadas no processo de planejamento estratégico, busca se proteger de possíveis ameaças e detectar oportunidades.

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

Saiba [+]

Inscreva-se já

Twitter