André Coimbra Bela

O SEO está morrendo?

André Coimbra
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Falar em SEO (Search Engine Optimization) não é mais novidade nos dias de hoje, porém a otimização que a maioria dos profissionais web conhecem está morrendo aos poucos, ou melhor, se modificando com o atual web cenário. Um novo termo que está crescendo é o OAO (Online Audience Optimization), traduzindo: Otimização de Audiência Online.

Ao realizar uma pesquisa no Google Trends com o termo “Search Engine Optimization”, é nítido a queda ao longo dos últimos anos. Confira o gráfico abaixo:

Será o inicio da “morte” do Search Engine Optimization? Na verdade, não! O Google está sempre modificando seu algorítimo com o objetivo de trazer resultados mais relevantes aos usuários (e também com o objetivo de faturar mais com links patrocinados, porém esse assunto vou deixar para um próximo artigo).

Com as modificações em seu algorítimo (cerca de 500 por ano), muitas técnicas de SEO já manjadas começaram a perder relevância. Hoje, muitas dessas técnicas, como por exemplo a utilização de palavras-chave de forma abusiva no conteúdo do site, é considerada SEO SPAM.

Nesse novo cenário onde o SEO não é mais tão poderoso quanto costumava ser, o que faz muita diferença é a integração com as redes sociais, ou seja, a conexão com a sua audiência. Quanto mais fãs engajados uma marca possui, maior a sua relevância nos buscadores.

Confira os principais passos para iniciar seu trabalho de OAO:

1 - Conheça sua audiência
Entenda quem é seu público. O que fazem? Do que gostam? Onde moram?
Trabalhe sua comunicação de acordo com o perfil do seu público. Deixe-o feliz, entregue um conteúdo relevante e de qualidade. Conteúdo rico e personalizado é muito valioso para os buscadores.

2 - Construa uma audiência qualificada
Não tenha como objetivo apenas gerar o maior número fãs, vale muito mais ter uma rede menor, porém engajada. 
Uma audiência não qualificada é inútil para seu site, aumenta sua taxa de rejeição e os visitantes permanecem menos tempo navegando, prejudicando assim, o posicionamento do seu site nos buscadores.

3 - Incentive a participação da sua audiência
Faça seu público interagir e aumente o engajamento através de enquetes, comentários, quizzes, debates, likes e compartilhamentos.

Vale lembrar da ação realizada pela Burger King, na qual ofereceu um Big Mac da rival McDonald’s para quem deixasse de curtir sua página. No final da ação o número de fãs caiu de 30.000 para 8.000. Permaneceram na página somente os verdadeiros fãs, os mais engajados com a marca.

Conclusão
A Otimização de Audiência Online (OAO), utiliza das melhores práticas de SEO já conhecidas juntamente com a integração das redes sociais. Utilize palavras-chave em seus títulos e legendas, não se preocupe tanto em utilizá-las no corpo do texto várias vezes. Seja natural, escreva para seu público e não para os buscadores.

Ah! Não se preocupe com essa nova sigla de otimização, ela não deve substituir o famoso SEO, uma vez que a OAO é um conjunto de otimizações dentro do SEO.

Artigo escrito por André Coimbra Bela para a Revista O ABC da Comunicação, Portal Digaí e Blog YEP Comunicação.

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

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